Notícias

Perfil presidente M.Grupo - Lorival Rodrigues

30/09/2013

Perfil - Lorival Rodrigues do M.Grupo

Com muitos amigos gaúchos e um grande amor pelas tradições, costumes e pela história deste Estado, o empresário LORIVAL RODRIGUES (58) – que aqui, torce para o Internacional – trouxe o sonho de um shopping a Gravataí, o qual tem conclusão prevista para a segunda quinzena de outubro próximo. Está sendo erguido, em pleno centro, um complexo urbanístico composto de shopping, hotel, torres comerciais e residenciais, incluindo o Majestic, com 132 metros de altura, 42 pavimentos e salas comerciais,  o qual será o prédio mais alto do Rio Grande do Sul. Esse é, hoje, o principal investimento da empresa M.Grupo, presidida por ele, que, na infância, comia pão com mortadela, símbolo de sua simplicidade, a mesma que leva na condução dos negócios os quais viu a família construir. Nascido na pequena cidade paulista de São Caetano, saiu de lá para vencer. “Atualmente, nosso maior foco são os Shoppings Centers e, além do RS, estamos prospectando negócios em Santa Catarina e Paraná. Também administramos outros, já maturados, nos três estados. Nesta trajetória, aprendi a admirar, a respeitar e a reconhecer o trabalho do povo gaúcho. Em Gravataí, tenho uma proximidade, amizade e respeito pelos moradores e por muitos amigos”, diz ele, que se considera o fã número um da dupla, Claus e Vanessa. Casado com Tânia Rodrigues, teve com ela os filhos Camila Cyro. É da família – seu bem maior – que vem sua força para tudo o que o move na vida.

Qual o primeiro grande empreendimento que fez. Qual foi o primeiro shopping?

Fizemos vários empreendimentos imobiliários, iniciando em Santa Catarina e, vindo depois ao Rio Grande do Sul, começamos a construir condomínios residenciais, torres comerciais. Nosso primeiro shopping em solo gaúcho é o de Lajeado, que adquirimos pronto e está em expansão, dobrando a área bruta locável. Nele, foi inaugurado um andar maravilhoso com praça de alimentação, quatro salas de cinema, play, além de mais lojas. Outro shopping que adquirimos no Sul é o Aldeia Praia Shopping, também em expansão, em Xangri-lá. Atualmente, estamos em fase final do Shopping Gravataí, com inauguração prevista para final de outubro deste ano, e aquisição de outros dois shoppings já prontos.

A empresa que dirige é de São Paulo. Por que decidiu investir no RS e, em especial, em Gravataí?

Nossa empresa foi fundada no Rio Grande do Sul, portanto, o M.Grupo é gaúcho. Era um sonho antigo o de investir no sul do país, região pela qual temos verdadeira paixão, mesmo sendo nascidos no interior de São Paulo. Adoramos a história do Rio Grande, sua tradição e seus costumes. Gravataí foi o município escolhido nesse universo por não possuir nenhum outro centro de compras de grande porte e por ter um dos maiores PIBs do Estado – o sexto maior, na ordem de R$ 7 bilhões. Estávamos realizando pesquisa com uma empresa que faz estudos de mercado.  Segundo os dados apurados, Gravataí evidenciou-se com seu potencial, pois possui mais de 250 mil habitantes e é a quarta maior economia do Estado com grande potencial de desenvolvimento. A pesquisa também aprovou a localização para a construção em Gravataí, na Av. Centenário, 555. Com excelente localização no contexto da cidade, o shopping vai ficar na avenida que tem o principal eixo de acesso à zona central do município e está posicionada em importante via de ligação regional, paralela à Free Way, próximo ao centro e situada entre dois pontos distribuidores de tráfego com a rodovia RS-30 e a Rua Adolfo Inácio Barcelos. Possui grande fluxo de veículos com mais de dez linhas de ônibus trafegando diariamente pelo local, que já tem comercializado 90% dos espaços e até o próximo mês esse percentual deve chegar a 97%.

O que conhece e o que mais gosta na nossa cidade?

O que mais gosto em Gravatai é, justamente, o complexo econômico que estamos fazendo, constituído de um shopping, torres comerciais, torre de hotel e torres residenciais. Trata-se de um conjunto construído com muito conforto, segurança, facilidades para quem mora próximo, tanto para quem trabalha junto ao shopping, quanto para quem se hospeda, ou quem faz compras ou usufrui da praça de alimentação, das cinco salas de cinema… Gravataí nunca teve nada igual!

 

Como descreve os aspectos de sustentabilidade que estão contidos na obra do complexo Shopping Gravataí?

Desde o início, nos preocupamos com as questões ambientais e tomamos todos os cuidados desde a remoção e transplante de uma figueira adulta, a qual foi plantada junto ao Ginásio de Esportes Adriano Ortiz Corrêa (o Aldeião) e até hoje é cuidada e monitorada por nós, após aprovação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA). Inclusive prestamos atenção, também, nos aspectos relacionados à drenagem do solo, ao reaproveitamento da água da chuva, fazendo investimento em projetos com tecnologia de última geração, visando ao melhor aproveitamento de energia, sistema de ar condicionado com termo acumulação, a transparência nos vidros do teto, uma avenida de open mal, aberta, muito aconchegante e com um belo projeto de paisagismo. Desenvolvemos com o município, em contrapartida, a canalização do Arroio dos Cachorros, onde a água descia em um canal aberto indo até a Free Way. Hoje o local está sendo canalizado com ductos de 2mx2m, e será entregue junto com o shopping. Quem ganha o maior benefício é o cidadão que convive, até hoje, com alagamentos naquela região e todos os outros problemas decorrentes da falta de canalização, tendo sido uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura da gestão atual.

Fonte: Revista Evidência